O mercado publicitário Brasileiro iniciou 2024 com um crescimento significativo, superando expectativas, conforme os resultados do painel Cenp-Meios divulgados recentemente. Nos primeiros três meses do ano, as 317 agências participantes movimentaram R$ 4,573 bilhões em compra de mídia, um aumento de 23,1% em comparação ao mesmo período de 2023, que registrou R$ 3,715 bilhões.
Esse crescimento é destacado pelo Fórum de Autorregulamentação, o Cenp, que atribui o recorde nos negócios desde a retomada pós-pandemia a eventos como as Olimpíadas e datas comerciais importantes como Black Friday e Natal.
Desempenho por Meio
- Internet: A Internet continuou a crescer, alcançando R$ 1,660 bilhão em compra de mídia, representando 36,3% do total. Em 2023, esse valor foi de R$ 1,259 bilhão (33,9%).
- TV Aberta: Apesar de uma ligeira queda na participação, a TV aberta liderou com R$ 1,937 bilhão, representando 42,4% do total, em comparação aos 46,3% (R$ 1,718 bilhão) no primeiro trimestre de 2023.
- Out-of-Home (OOH): O OOH aumentou seu share para 11,3%, com um faturamento de R$ 515 milhões, frente aos 8,4% (R$ 312 milhões) no ano anterior.
- TV por Assinatura: Teve um leve crescimento em faturamento, atingindo R$ 222 milhões, mas caiu em participação de 5,7% para 4,9%.
- Rádio: Cresceu em valores absolutos para R$ 165 milhões, mas teve uma ligeira queda de participação de 3,9% para 3,6%.
- Revistas: O faturamento aumentou para R$ 12,5 milhões (0,3% de share), comparado aos R$ 8,03 milhões (0,2% de share) em 2023.
- Cinema: Registrou R$ 8,3 milhões em faturamento, subindo de 0,1% para 0,2% de share.
- Jornais: Foi o único meio a registrar queda, com faturamento de R$ 51,5 milhões e participação de 1,1%, comparado aos R$ 53,7 milhões e 1,4% no primeiro trimestre de 2023.
Fonte
Meio & Mensagem